¿Qué es la transformación digital?

Transformação Digital

Se contextualizamos a necessidade da transformação digital com a história é mais fácil entender o que está acontecendo dentro dos negócios.
Empresas constituídas antes do surgimento da internet enfrentam um grande desafio: muitas das regras que orientavam o progresso dos negócios na era pré-digital não se aplicam mais.
A boa notícia é que a mudança é possível! Essas empresas podem se transformar e florescer na era digital.

Transformação digital é um processo no qual as empresas fazem uso da tecnologia para melhorar o desempenho, aumentar o alcance e garantir resultados melhores. É uma mudança estrutural nas organizações, dando um papel essencial para a tecnologia. Mas então praticamente todas as empresas estão investindo nisso, certo? Errado! Esse conceito é muito mais amplo do que ter uma fanpage ou um blog corporativoTrata-se de uma mudança radical na estrutura das organizações, a partir da qual a tecnologia passa a ter um papel estratégico central, e não apenas uma presença superficial. Isso leva tempo e consome recursos, mas não são só as grandes organizações que podem implantar programas de transformação digital, até porque isso não se resume a quem tem mais dinheiro.

Antes, é preciso entender o processo todo que leva a essa mudança e trabalhar de forma colaborativa para alcançá-la. Isso, por si só, torna a transformação digital um desafio muito mais de gestão do que apenas de marketing ou tecnologia. Entre os fatores que precisamos entender está o impacto desse tipo de mudança na sociedade de forma geral, o que nos leva ao próximo tópico.

 

Impacto da transformação digital na sociedade

É essencial compreender que a transformação digital tem profundo impacto sobre a sociedade, de maneira geral. A partir dessa conclusão, se torna mais claro o valor de implementar programas de mudança nas empresas. Mas como esse impacto acontece? É simples, pense em como o uso da tecnologia vem transformando as nossas vidas a cada dia. As coisas ficaram mais rápidas, o volume de informações é infinitamente maior que antes e não para de aumentar.

Tudo isso faz com que as pessoas estejam mais distraídas e exigentes do que nunca. Essa é a primeira mudança: há uma clara alteração de comportamento.

Além disso, a nossa vida ficou bem “mais fácil”, pois serviços e produtos automatizados oferecem uma comodidade impensada alguns anos atrás.

Pensando do ponto de vista de serviços de utilidade pública, como no caso de hospitais, autoridades policiais e bombeiros, isso significa mais vidas salvas graças à tecnologia.

Por outro lado, surgem desafios novos como transtornos ligados ao não preparo das empresas em relação às reclamações de clientes e o ato de digitalizar sem preocupar com a experiência do usuário ao longo do processo de compra.

Com a evolução da tecnologia, surgem tanto novas soluções quanto problemas que precisam de atenção, o que obriga as empresas a se adaptar para suprir as demandas da sociedade.

É aí que entra a transformação digital! Por meio dela, é possível otimizar vários processos. As possibilidades são ilimitadas.

Futuro e a geração Z

A geração Z é composta por pessoas que nasceram a partir de 1994 e são consideradas nativos digitais. De acordo com a Fast Company, até 2020 a geração Z representará 40% de todos os consumidores.

Essa geração cresceu cercada pelos dispositivos digitais. Portanto, elas serão as pessoas que mais cobrarão essas mudanças. E esse futuro não está distante. Hoje em dia, os mais velhos da geração já estão no mercado de trabalho, formando em faculdades.

Por serem multitarefas e poderem processar informações mais rapidamente do que qualquer geração anterior, os membros dessa geração estão aniquilando práticas de marketing que se tornaram obsoletas.

Eles são capazes de consumir conteúdos digitais em multi telas, usando uma ampla gama de dispositivos de forma simultânea. Além disso, eles já têm poder de compra e esperam que as empresas sejam digitais.

E qual o papel das empresas nesse contexto?

Elas são encarregadas de fornecer às gerações a tecnologia de espaço de trabalho digital que melhorará a experiência dos funcionários, com o objetivo de atender suas diferentes expectativas e preferências.

É preciso pensar na constante mudança do seu cliente para entender a importância da transformação digital.

Progresso tecnológico

A transformação digital não é só mais uma palavra da moda, um termo bonito para dizer que vale a pena investir em Facebook Ads ou algo do tipo.

Pelo contrário, ela faz parte de um processo muito maior, que é chamado de progresso tecnológico. São três fases principais, sendo a transformação digital a última.

Veja o que consiste em cada uma dessas etapas, e como elas culminam nesse movimento que estamos presenciando atualmente:

Digitização

Digitização é descrita como o processo de transição de informação analógica para uma forma digital. Como assim?

Se trata da representação de sinais, sons, imagens e objetos no meio digital por meio de valores binários (cada valor é representado por 0 ou 1).

Em outras palavras, os dados são transformados em bits e armazenados em dispositivos eletrônicos.

Indústrias inteiras se beneficiaram muito desse processo, pois tornou-se bem mais fácil guardar e proteger informações importantes e, por vezes, confidenciais.

Digitalização

A digitalização já é bem mais abrangente e consiste nas mudanças reais realizadas nas organizações por meio da tecnologia.

Isso inclui alguns conceitos bem avançados, como Big Data, internet das coisas, blockchain, criptomoedas, entre outros.

Um erro comum é acreditar que a digitalização significa usar mais TI, mas os exemplos citados mostram que vai muito além disso, já que envolve uma visão mais holística da tecnologia a fim de causar mudanças.

Transformação digital

Agora chegamos, por fim, à transformação digital, que é descrita no progresso tecnológico como “o efeito total e geral da digitalização na sociedade”. O que isso quer dizer?

Com a digitalização em seu estado completo, novas oportunidades de mudança e evolução surgem para organizações de todo tipo.

É possível — e por vezes necessário — mudar estruturas socioeconômicas, padrões organizacionais, barreiras culturais e até leis.

Dessa forma, podemos dizer que a digitização é a conversão, a digitalização é o processo e a transformação digital o efeito.

Para facilitar ainda mais a compreensão do que de fato é a transformação digital, fizemos um vídeo completo que explica ainda mais sobre o assunto. Confira!

6 mitos sobre a transformação digital que você precisa esquecer

Já deu para ter uma noção do quanto a transformação digital impacta a vida das pessoas em todas as esferas da sociedade, não é mesmo?

Consequentemente, isso também afeta profundamente a maneira com que temos de fazer negócios hoje em dia.

O problema é que muitas empresas ainda não conseguem iniciar um programa de transformação porque se prendem a mitos sobre o assunto.

Portanto, antes de apresentar mais sobre essa estratégia, confira 6 desses mitos que você precisa apagar da sua mente agora mesmo e qual a forma correta de pensar sobre cada um deles:

1. Esse assunto é só para empresas de tecnologia

É muito fácil se esconder atrás do pensamento de que a transformação digital só deve acontecer para empresas que já nasceram em um contexto digital, como e-commerces, SaaS e outros negócios “nativos digitais”.

Mas será que esse é mesmo o caso? De jeito nenhum! Qualquer empresa, não importa de que segmento, pode se beneficiar por desenvolver uma cultura que privilegia o digital.

Não é à toa que existem tantas ferramentas, pagas ou gratuitas, disponíveis para praticamente qualquer tipo de iniciativa digital que se consiga imaginar.

2. Tudo se resume a experiência do cliente

Outro mito é de que a transformação digital está resumida em criar a melhor experiência do cliente possível. É verdade que isso realmente importa, mas não basta.

Novamente, vale a pena destacar: a transformação digital é um processo que precisa estar espalhado por toda a empresa, então naturalmente não se resume à experiência do cliente.

3. A transformação vem de iniciativas pequenas

Que tal deixar que as pequenas iniciativas dos colaboradores se desenvolverem a fim de, aos poucos, criar uma organização realmente digital?

Em teoria, essa ideia pode até parecer fazer sentido, mas as coisas não funcionam dessa forma. A transformação precisa vir do topo. Por quê?

Uma mudança tão grande precisa não só de liberdade, mas da iniciativa dos líderes em desenvolver programas claros de mudança e implementá-los nas empresas.

Assim, a empresa poderá mudar de forma organizada e eficiente e os colaboradores entenderão o que se espera deles nessa transição.

4. Quem vai realizar a transformação é o setor de TI

A tecnologia da informação, ou apenas TI, precisa ser muito bem estruturada para garantir o nível de atuação que uma empresa digital precisa.

Porém, entre afirmar isso e dizer que a transformação digital é responsabilidade só da equipe de TI existe um abismo!

O que precisa haver é uma aproximação entre os gestores e quem vai colocar a tecnologia para funcionar, e não uma terceirização de responsabilidades dessa forma.

O setor de TI é apenas um dos envolvidos na transformação digital de qualquer empresa. Mas é importante sim garantir que ele esteja afiado para atender à demanda do dia a dia.

5. É possível esperar para ver, dependendo da indústria

A demanda por inovação é real e urgente em todo o mercado e quem decidir esperar para ver o que acontece provavelmente não vai gostar do cenário que encontrar.

Pense, por exemplo, no agronegócio. Antigamente essa indústria era praticamente sinônimo de atuação livre de processos tecnológicos. Mas o que dizer de hoje?

É um dos setores que fazem melhor uso da tecnologia para prever possíveis dificuldades, otimizar processos e, por conta disso, obter melhores resultados.

Isso mostra que não importa o segmento, arriscado mesmo é adiar essa mudança.

6. Basta desenvolver várias iniciativas digitais

Esse talvez seja o maior engano por parte dos executivos e tomadores de decisão nas empresas.

O pensamento é mais ou menos assim: “se a minha empresa já tem x iniciativas digitais em andamento, já faço parte dessa transformação”.

Quem dera fosse tão fácil, mas a questão é mais profunda que isso.

É ótimo desenvolver estratégias como o marketing de conteúdo  —  que, aliás, tem grande participação na transformação digital  — , mas essas estratégias são apenas parte da solução.

Por isso, continue firme com suas estratégias digitais, mas não caia na ilusão de que elas são a transformação em si.

 

disponível: https://rockcontent.com

banner-lateral1
es_ES

empresas de transporte por carretera

Aumente sus ventas ahora.

Complete sus datos para recibir un demostración de lo que SmartTravel puede ofrecer.

Quiero acceder a la hoja de cálculo de
costos reales con sistemas de venta.

Reciba una hoja de cálculo con datos reales del mercado en su correo electrónico para ayudar a su empresa.

Habla directamente con nuestros expertos