With loyalty programs and other services, bus companies are betting on recovery.

Das muitas tendências de viagem identificadas logo nos primeiros meses da pandemia, poucas se tornaram tão concretas como a que previa a valorização de viagens curtas. Há mais de um ano, quando aviões frequentavam mais os pátios de aeroportos do que os céus, as estradas pareciam mesmo o caminho mais seguro para a recuperação do turismo. Agora, com o avanço da vacinação contra a Covid-19 no Brasil, as empresas de ônibus apostam em novos serviços, como programas de fidelidade, e aumento nas vendas pela internet para pegar a estrada.

Outra novidade marcante é a adoção de programas de fidelidade, algo tão comum na aviação, na hotelaria e nas locadoras de veículos, mas que ainda não havia embarcado nos ônibus. Este ano, o Grupo Guanabara, que reúne empresas como Útil, Sampaio e Real Expresso, lançou o Programa Viva, que funciona com acumulação de pontos. A cada R$ 1 gasto, o passageiro ganha 2,5 pontos, que, quando somados, podem ser trocados por descontos em bilhetes ou produtos em empresas parceiras, de lojas de departamento a supermercados.

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